sexta-feira, 11 de março de 2011

Nick Leeson - A história do homem que quebrou o Banco Barings

"todos sabem que ganhar dinheiro não é tão fácil. E se fosse fácil, então é um jogo."

Foi no jogo do mercado financeiro que Nick Leeson ganhou e perdeu milhões de libras e levou o mais tradicional banco da Inglaterra à falência.





Apostar alto nos derivativos, o mais arriscado segmento do mercado financeiro, foi seu erro. Consecutivas quedas na Bolsa de Valores de Tóquio, acentuadas pelo terremoto de Kobe em janeiro de 1994, fizeram com que ele perdesse uma fortuna. 


Nesta autobiografia, Nick Leeson conta como encobriu as perdas na conta erro 88888 e como escondeu, durante dois anos, a situação financeira do Barings em Cingapura, enganando auditores internos e externos e a própria Bolsa. 


Em fevereiro de 1995, quando o escândalo estourou, Leeson fugiu para a Inglaterra, mas foi preso ao fazer a conexão em Frankfurt e extraditado para Cingapura, onde cumpre uma pena de seis anos e meio por fraude no sistema financeiro. Leeson nasceu nos subúrbios de Londres e aos 25 anos era considerado um gênio das finanças, responsável pelos negócios do Barings Futures no vólatil pregão de Cingapura.

Nick Leeson foi entregue à cústodia cingapuriana e voou de volta ao Extremo Oriente em 22 de novembro de 1995. Em 1º de dezembro de 1995, ele se declarou culpado de dois crimes para enganar os auditores do Barings, de uma maneira "passível de causar prejuízo à reputação deles" e fraudar a SIMEX. No dia seguinte, Nick Leeson foi condenado a seis anos e meio de prisão.


Leeson vive em Barna, oeste da Irlanda. Lisa, a mulher com quem era casado durante seus anos como operador em Cingapura, pediu divórcio e se casou novamente. O Barings foi comprado pelo banco holandês ING pela simbólica quantia de £1.

Em junho de 2005, Leeson lançou um novo livro, Back from the Brink: Coping with Street.


A história deu origem ao filme chamado "Rogue Trader".