quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Estratégias de Investimentos

Temeroso com o mercado de ações, ou com a baixa liquidez proporcionada pelos imóveis, mas buscando um retorno maior do que uma conta poupança ou fundo de investimentos com baixo risco? Então você deverá pensar seriamente em investir em empréstimo P2P ou, “social lending”, onde as pessoas emprestam dinheiro uns aos outros. O retorno poderá ser bastante atraente, mas esses empréstimos poderão ser bastante arriscados também.

Enquanto esse sistema já existia há muito tempo na Europa, onde existe mais de uma dezena de sites de empréstimo social (também conhecida como peer-to-peer ou P2P redes empréstimo), essa modalidade de empréstimo cresceu vigorosamente nos EUA, nos últimos dois anos, com o objetivo de intermediar empréstimos entre os tomadores e credores individuais. No Brasil, as atividades deste tipo de investimento começaram em 2010, através da empresa Fairplace. Atualmente, o Fairplace conta com mais de 3000 usuários e mais de R$ 1.000.000,00 em empréstimos realizados.

Se você está convicto a mergulhar de ponta cabeça neste oceano, siga estas quatro estratégias que serão de grande valia e poderão lhe economizar preciosos reais:

1. Comece pequeno.

No Fairplace você poderá começar investir com apenas R$ 50,00. Embora as taxas de juros elevadas possam parecer irresistíveis, seria de bom entendimento ir investindo aos poucos enquanto vai se adaptando ao sistema. Lembre-se que até os analistas de crédito mais experientes erraram na crise do subprime.

2. Analise bem o Tomador.

Avalie cada detalhe exposto no pedido de empréstimo, isto pode fazer a diferença entre receber ou tomar um “cano”, verifique renda mensal, % da renda utilizada para pagar prestações, a razão do empréstimo, o valor do empréstimo e principalmente o rating do Tomador e a probabilidade de perda esperada. (favor reler artigo postado neste blog sobre dicas de investimentos)

3. Diversificar.

No Fairplace você investe já sabendo que existe uma taxa de risco de inadimplência, o que significa que você tem a possibilidade muito real de perder parte ou a totalidade de seu investimento. A diversificação é a melhor estratégia para minimizar este risco. Espalhe o seu investimento através de vários tomadores com empréstimos e objetivos diferentes, localizações, ratings diferentes, objetivando uma melhor relação risco/retorno.

4. Certifique-se que as taxas refletem os riscos.

Compare as taxas entre empréstimos com o mesmo rating ainda abertos, verifique as taxas dos leilões já encerrados, compare o que você ganharia no banco com risco praticamente zero e qual seria o spread a ser cobrado para compensar este risco. Avalie as taxas cobradas pelos bancos no último mês e compare com as taxas do Fairplace, estude, pesquise, no final das contas isso fará uma grande diferença.

Lembre-se, os empréstimos P2P devem ser considerados de alto risco, e você pode perder todo o seu investimento. Como acontece com qualquer investimento, não se esqueça de realizar a sua própria auditoria, aumentando em alguns momentos o risco e em outros momentos a rentabilidade.