segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aprenda com Warren Buffet! Seja Frugal e fique Rico!

Warren Buffett, permanentemente classificado entre os homens mais ricos do mundo, vive uma vida que não mudou muito desde antes de ele ser bilionário. Ele é internacionalmente conhecido como o maior investidor do mundo e sua trajetória de longo prazo faz jus ao título merecido.


 Ele é conhecido por levar uma vida frugal, para se ter uma idéia, ele mora na mesma casa em Omaha, Nebraska, que ele comprou em 1958 por 31.500 dólares. Buffet é uma pessoa de hábitos simples, faz suas refeições  comendo hambúrgueres do McDonald's e tomando Coca-Cola de cereja, possui aversão pela tecnologia e pelo exibicionismo, evitando computadores, hobbies e carros de luxo.

Buffett é um investidor em valor, essa é a marca característica de seu sucesso profissional, mas e quanto ao sucesso pessoal?

 
As bases pessoais de VALOR 

Warren Buffett tem uma estratégia clara para ganhar dinheiro, ele sempre diz: "A primeira regra do investimento é não perder dinheiro, a segunda regra é não se esqueçer da regra n º 1". É uma estratégia que ele emprega na sua vida pessoal, bem como em sua profissão. Viva abaixo de suas posses, se você tem uma renda de X gaste apenas X-1, sempre acumule patrimônio.

Apesar de um patrimônio líquido medido em bilhões, Warren Buffett ganha um salário base de US$ 100.000 por ano na Berkshire Hathaway, é um salário que durante 25 anos não foi alterado. 

Um homem de gostos simples, assiste esportes na televisão e come "junk food", Buffett suporta facilmente o seu padrão de vida modesto, com esse salário. 

Sua definição de sucesso pessoal e profissional, foi por ele revelado durante uma entrevista à CNBC: "Sucesso é fazer o que gosta de fazer e fazer bem feito.  É tão simples que isso torna-se um luxo, fazer somente o que se gosta”, e isto é extamente o que Buffett faz, trabalhar todos os dias na Berkshire Hathaway a sua empresa de investimentos.

De acordo com seu ponto de vista, ele não é um acumulador de hobbies ou outros adornos de riqueza, ele vê a manutenção e as despesas associadas com estas coisas como um fardo,  é uma visão que ele estende-se a telefones celulares e computadores, restaurantes caros, carros de luxo, casa de praia, viagens em excesso e etc...

Quando a CNBC lhe perguntou qual o conselho financeiro que ele daria aos  jovens, o seu conselho principal foi o de "ficar longe de cartões de crédito”, pois pagar juros em cartões de crédito não apenas sugere que você está vivendo além de seus meios, mas também significa que você está perdendo dinheiro, ambos procedimentos contrários à filosofia de Buffett. 

 
Como um investidor em valor, Buffett está sempre procurando por uma pechincha. Buffet beira em certos momentos à excentricidade, um homem que poderia ter escolhido qualquer lugar do mundo para casar, escolheu realizar uma cerimônia privada na casa de sua filha em Omaha, em 2006, que durou apenas 15 minutos. 

Diferente de você???
 
Warren Buffett ama seu trabalho. Ele sempre diz que nada é mais divertido do que trabalhar na  Berkshire, então ele não gasta muito dinheiro em relaxamento, viagens e outras maneiras de esquecer a miséria do seu trabalho do dia-a-dia. 
Ele tinha a ambição de abrir sua própria empresa ao invés de reclamar sobre seu patrão ou de seu emprego, diante disso ele tomou as medidas necessárias para se colocar em uma posição onde ele seria feliz. 
Se você está não gosta da idéia de ir trabalhar todos os dias, esta na hora de fazer  algo sobre isso, procure a felicidade, por mais difícil que possa parecer, pois encontrará seu sucesso pessoal e profissional.
 
Buffett também está feliz com seu padrão de vida modesto, ele não está interessado em uma casa maior, um carro mais novo ou de possuir sua própria ilha, ele simplesmente não se preocupa com as aparências ou com que o vizinho, o cunhado ou o amigo vão pensar.

Warren Buffett também presta atenção às despesas correntes tais como: telefones celulares, acesso à internet, impostos imobiliários, condomínios entre outros, pois são coisas que ele evita ao máximo para economizar dinheiro.  

CONCLUSÃO 
Para a maioria das pessoas, uma fortuna de bilhões de dólares parece estar a anos-luz de distância, mas hábitos frugais como os de  Warren Buffett parecem estar ainda mais longe de você.
Se você não está sentado sobre uma fortuna e está deixando o que você tem escapar em gastos desnecessários você está ficando ainda mais longe da riqueza futura. 
Como se vê, a maioria das pessoas pode aprender muito com o Oráculo de Omaha, pois a sua estratégia de investimento lendária é apenas a ponta do iceberg, o ensinamento principal é a capacidade de economizar o seu rico e suado dinheiro do dia-a-dia.