quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Compare as taxas dos bancos com a do Fairplace e faça a sua escolha!

SÃO PAULO – As taxas de juros médias do empréstimo pessoal e do cheque especial apresentaram resultados  melhores em relação aos últimos meses de alta consecutivas, segundo revela pesquisa divulgada nesta terça-feira (14) pela Fundação Procon de São Paulo.
A taxa média do empréstimo pessoal passou de 5,44% ao mês, registrada em agosto, para 5,35% a.m. em setembro, um recuo de 0,09 ponto percentual.
No mês, apesar de um banco pesquisado ter elevado sua taxa de empréstimo pessoal, houve queda na taxa média em relação ao mês anterior.
Já na taxa do cheque especial, a média mensal registrada permaneceu estável, em 9,10%, devido ao arredondamento de casas decimais.
O estudo verifica as cobranças dos nove maiores bancos do País, tomando para comparação o empréstimo para um período de 12 meses e o cheque especial para 30 dias.
Por banco
Dos bancos analisados, as menores taxas para empréstimo pessoal neste mês podem ser encontradas na Caixa Econômica Federal, de 4,78% ao mês. Já o Itaú/Unibanco apresentou a maior taxa para essa modalidade de crédito em setembro, de 6,02% ao mês.
No caso do cheque especial, a Caixa ainda mantém a menor taxa dentre os bancos analisados pelo Procon, de 7,15% ao mês. Já o Safra apresenta a maior taxa para essa modalidade de crédito, de 12,30% ao mês.
As tabelas abaixo mostram os juros cobrados nas instituições pesquisadas em setembro deste ano, em ordem decrescente, bem como no mês anterior, tanto para o cheque especial como para o empréstimo pessoal:
Banco
Cheque Especial (a.m.)
Agosto/10
  Setembro/10  
Safra
12,30%
12,30%
Santander
9,66%
9,66%
HSBC
9,51%
9,51%
Itaú
8,71%
8,75%
Bradesco
8,40%
8,40%
Banco do Brasil
7,79%
7,95%
Caixa Econômica Federal
7,15%
7,15%
Média
9,10%
9,10%
Fonte: Procon-SP
Banco
Empréstimo Pessoal (a.m.)
Agosto/10 
Setembro/10 
Itaú
5,98%
6,02%
Santander
5,63%
5,63%
Bradesco
5,50%
5,50%
Safra
5,40%
5,40%
Banco do Brasil
5,28%
5,28%
HSBC
4,81%
4,81%
Caixa Econômica Federal
4,78%
4,78%
Média
       5,44%
     5,35%
Fonte: Procon-SP

Perfil: vale esclarecer que as taxas, além de variarem de uma instituição para outra, podem variar de acordo com o perfil do cliente. É importante ficar atento ao perfil da amostra e ao perfil no qual se enquadra na instituição.

6 comentários:

  1. com base nesses dados Luiz, quem toma emprestimos pela Fairplace não tem do que reclamar...temos uma longa missão de Baratear o crédito no Brasil....
    abraços
    Luciano Cury

    ResponderExcluir
  2. Luciano Cury, em primeiro lugar gostaria de agradecer o seu comentario e lhe falar que tambem acredito que a forma de baratear o credito no Brasil e atraves dos emprestimos P2P.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o site precisa melhorar muito para ser confiável!!! Falta transparência nos investimentos!

    ResponderExcluir
  4. Amadeus,
    gostaria que vc me enviasse maiores informações a respeito do seu problema que eu posso tentar lhe ajudar.

    Luiz Murilo

    ResponderExcluir
  5. Luiz Murilo,

    Eu tenho a mesma crítica do Amadeus. Quais são os critérios para a Serasa realizar a análise de crédito usada pela Fairplace?
    Precisamos de mais detalhes de quem esta tomando empréstimo.

    Eu não posso pegar emprestar dinheiro para alguem que tem um rating de 'A' sem saber por que a pessoa recebeu tal rating. Um dos fatores para a crise do sub-prime foi devido má avaliação das agencias de risco. Depois disso os investidores deixaram de confiar em resultados resumidos em apenas uma letra de rating.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo,

    o grande problema na avaliação de credito no Brasil e a proibição da utilização do cadastro positivo que ja existe em muitos paises. Sem duvida nenhuma o Serasa em materia de analise de credito exerce um trabalho muito serio e competente, contudo os dados que ela pode utilizar talvez nao sejam os mais apropriados. Quando da analise do Serasa sao utilizados "filtros" comportamentais, qualitativos e quantitativos para classificar um rating.
    Continuo a afirmar que esta metodologia e a mesma utilizada por bancos e empresas em todo o Brasil portanto nao vejo receio algum em aprovar um emprestimo no Fairplace baseado nestas informações.

    ResponderExcluir