Conceito de Social Lending surgiu na Inglaterra no século XVII com as chamadas “sociedades de amigos”, e tinham dois objetivos: o suporte mútuo e a assistência financeira. Este conceito evoluiu para as conhecidas Cooperativas de Crédito no século XIX e se disseminou em todo o mundo, mas para crescer e funcionar foi necessária a intermediação por parte dos administradores.
O surgimento da Internet e da Web 2.0 possibilitou uma revolução neste conceito. Pela web pessoas poderiam investir e colaborar com pessoas diretamente, sem nenhuma intermediação. As primeiras iniciativas neste sentido surgiram em 2006 na Inglaterra com o Zopa.com e nos Estados Unidos com o Prosper.com. Atualmente mais de uma dezena de sites de social lending operam nos principais países. Além do Prosper (www.prosper.com) e do Zopa (www.zopa.com) , que hoje atua também nos EUA, Itália e Japão, surgiu o Smava (www.Smava.de) na Alemanha, a Comunitae (www.comunitae.com) na Espanha, O Lending Club (www.lendingclub.com) , Kiva (www.kiva.org) nos EUA.
A atividade de Social lending tem como característica integrar o lado financeiro com o lado mais ético e altruísta daqueles que dela participam. Ao contrário dos bancos, investidores sabem exatamente para quem estão emprestando. São eles quem escolhem para quem emprestar e ajudar, tornando a atividade de investimento, além de mais rentável, mais recompensadora socialmente.
Fonte: Fairplace
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